Alto contraste A- A A+
Login
Home

Grupo Ceuma

28 anos

6 de março de 2020, 18:42 - Por Cristina Martins

Palestra no Campus Renascença abre celebração dos 30 anos do Grupo Ceuma

O Professor José Paim foi o primeiro palestrante convidado em 2020 para a programação que comemora os 30 anos do Grupo Ceuma. O evento aconteceu no Auditório do CSC do Campus Renascença e teve a participação de mais de 80 coordenadores, gestores, professores, imprensa e convidados. A Reitora da Universidade Ceuma, Cristina Nitz da Cruz, realçou a necessidade da evolução permanente dos debates no meio acadêmico. “A presença do Professor Paim é a prova de que nos atualizamos como forma de chegarmos à qualidade máxima em nossa instituição”, afirmou ela.

O tema “Desafios da Governança e da Gestão na Educação Superior” abordou as alternativas de autonomia financeira das instituições de ensino brasileiras sob o enfoque dado pela Constituição de 88. Segundo Paim, o modelo é “aparentemente centralizador pelo fato de que foi a primeira vez em que ficou claramente definido que a educação é um direto social e universal”, afirmou ele. A palestra explorou exatamente os mecanismo legais que dão às IES a prerrogativa de gestão financeira sem se contrapor ao aspecto político da Carta. Ao final da fala, o palestrante abriu para perguntas dos participantes. Também prestigiaram a palestra os Diretores do Grupo Ceuma, Sérgio Tavares e Fábio Braga, assessores da gestão central, os Pró-Reitores de Graduação, Fabiana Lobato,  e de Pós-Graduação da Universidade Ceuma, os coordenadores de cursos da Graduação presencial e gestores das unidades de São Luís.

José Paim é graduado em Ciências Econômicas pela UNISINOS, tem Notório Saber em Educação pela UFRGS e é ex-Ministro da Educação. Ocupou posições técnicas, de assessoramento e de conselheiro em empresas públicas e de sociedade de economia mista, entidades e órgãos públicos. Foi Secretário de Captação de Recursos e Cooperação Internacional de Porto Alegre e Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura da mesma capital. Foi também Secretário da Coordenação e Planejamento do Rio Grande do Sul e, mais tarde, Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Secretário Executivo. Atualmente é professor da FGV/EBAPE e Consultor em Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).