Alto contraste A- A A+
Login
Home

Grupo Ceuma

28 anos

26 de setembro de 2019, 21:58 - Por Cristina Martins

Redes sociais aceleram clima de largada para o ENADE 2019

Como em todos os anos, as IES do Grupo Ceuma começam a organizar a força tarefa para preparar seus “enadianos” a enfrentar o exame que é um dos parâmetros usados pelo MEC para qualificar a educação superior de norte a sul do Brasil. Além dos aulões, dos simulados, das revisões, dos plantões de dúvidas e das teleaulas, as cinco instituições lançam a campanha PREPARADO PRO ENADE direcionada, exclusivamente,  às turmas que vão se submeter à prova. Os  posts com dicas e sugestões, lembretes, agenda de reforço e outros serviços começam, a partir de outubro, a invadir as redes sociais e a colar no pé desses estudantes até a véspera da prova, marcada para o final de novembro. Este ano, as áreas avaliadas serão as Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e os cursos da Saúde.

Ao lado do CGC e do IGC, o ENADE é a terceira parte dessa medida e, tal como as outras, analisa a estrutura física dos campi, o preparo e a desenvoltura dos professores e os recursos didáticos de cada curso. Mas, só o ENADE revela o grau de conhecimento dos alunos baseado em conteúdos teóricos e práticos e também a opinião deles sobre aqueles  mesmos itens.

A ideia da campanha é impulsionar o “clima ENADE” inspirado em uma saudável e animada competição coletiva na qual todo mundo sai vencedor: alunos, professores e, claro, as próprias  instituições de ensino, em que pesem as boas notas alcançadas por elas nos três últimos anos seguidos. E notas consecutivas têm peso extra no portfólio de qualquer instituição de ensino porque são sinônimo de controle de qualidade e de credibilidade, exatamente como tem acontecido com a rede Ceuma. Nesta edição, o ENADE encampa 6 cursos de tecnólogo e 23 bacharelados ou licenciaturas nas áreas das Ciências Exatas, Ciências Naturais (ou da Terra) e na Saúde. Porque o ENADE inclui as Engenharias, este ano é a primeira avaliação do CEUPI desde que foi integrado do Grupo, em 2012.