Alto contraste A- A A+
Login
Home

Grupo Ceuma

30 anos

11 de março de 2020, 14:55 - Por Cristina Martins

Professor do UNIEURO é convidado para comissão que defende marco regulatório da internet no Brasil

O Professor Dr. Alonso Reis Siqueira Freire é o novo integrante da comissão para propor alternativas ao marco civil da internet no Brasil. Ele vai ser o expositor nas audiências  públicas dos dias 23 e 24 de março e teve o n0me anunciado na comissão pelo Presidente do STF,  Ministro Dias Toffoli, e pelo Vice-Presidente, Ministro Luiz Fux. Esses trabalhos é que vão subsidiar a Corte para fechar  uma proposta da regulamentação a ser enviada ao Congresso.“Ter sido aprovado como professor do Unieuro foi uma grande vitória”, disse Alonso Reis.

Além dele, participam das audiências as megaempresas Google, Facebook e Twitter, além de entidades como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, o Center of Internacional Society (da Stanford Law School), os Ministérios da Justiça e o da Ciência e  Tecnologia e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. As audiências serão presididas por relatores e cada instituição participante vai ter em média dez minutos para sua defesa. Os encontros serão transmitidos pela TV Justiça, pela Rádio Justiça e pelas redes sociais do STF.

O Professor Alonso Freire é egresso do Curso de Direito da Universidade Ceuma, formado em dezembro de 2003. É Doutor em Direito Público (UERJ) e  mestre em Direito Constitucional (UFMG).  Foi assessor do Ministro Luís Roberto Barroso do STF e,  atualmente, integra o Departamento Jurídico do Unieuro, em Brasília.

6 de março de 2020, 18:42 - Por Cristina Martins

Palestra no Campus Renascença abre celebração dos 30 anos do Grupo Ceuma

O Professor José Paim foi o primeiro palestrante convidado em 2020 para a programação que comemora os 30 anos do Grupo Ceuma. O evento aconteceu no Auditório do CSC do Campus Renascença e teve a participação de mais de 80 coordenadores, gestores, professores, imprensa e convidados. A Reitora da Universidade Ceuma, Cristina Nitz da Cruz, realçou a necessidade da evolução permanente dos debates no meio acadêmico. “A presença do Professor Paim é a prova de que nos atualizamos como forma de chegarmos à qualidade máxima em nossa instituição”, afirmou ela.

O tema “Desafios da Governança e da Gestão na Educação Superior” abordou as alternativas de autonomia financeira das instituições de ensino brasileiras sob o enfoque dado pela Constituição de 88. Segundo Paim, o modelo é “aparentemente centralizador pelo fato de que foi a primeira vez em que ficou claramente definido que a educação é um direto social e universal”, afirmou ele. A palestra explorou exatamente os mecanismo legais que dão às IES a prerrogativa de gestão financeira sem se contrapor ao aspecto político da Carta. Ao final da fala, o palestrante abriu para perguntas dos participantes. Também prestigiaram a palestra os Diretores do Grupo Ceuma, Sérgio Tavares e Fábio Braga, assessores da gestão central, os Pró-Reitores de Graduação, Fabiana Lobato,  e de Pós-Graduação da Universidade Ceuma, os coordenadores de cursos da Graduação presencial e gestores das unidades de São Luís.

José Paim é graduado em Ciências Econômicas pela UNISINOS, tem Notório Saber em Educação pela UFRGS e é ex-Ministro da Educação. Ocupou posições técnicas, de assessoramento e de conselheiro em empresas públicas e de sociedade de economia mista, entidades e órgãos públicos. Foi Secretário de Captação de Recursos e Cooperação Internacional de Porto Alegre e Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura da mesma capital. Foi também Secretário da Coordenação e Planejamento do Rio Grande do Sul e, mais tarde, Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Secretário Executivo. Atualmente é professor da FGV/EBAPE e Consultor em Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

 

16 de janeiro de 2020, 22:57 - Por Cristina Martins

Grupo Ceuma é ranqueado entre as 10 melhores faculdades de Direito do Brasil.

O MEC acaba de divulgar a classificação dos dez melhores cursos de Direito do Brasil e destaca entre eles o UNIFAMAZ, em Belém, uma das cinco instituições de ensino do Grupo Ceuma. O resultado reflete o CPC, o mais importante parâmetro para medir a qualidade dessa graduação a cada três anos. O ranking também foi divulgado pelo site do Quero Bolsa.(www.querobolsa.com.br), que se baseou na avaliação voluntária dos alunos de instituições de ensino superior do Brasil e abrange itens como empregabilidade, estrutura física, capacitação dos professores e localização do campus. Os critérios que entram no CPC são corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e insumos, além da nota do ENADE, que traduz a opinião do alunado.

No caso do Bacharelado do UNIFAMAZ, a boa avaliação dada a “empregabilidade” da pesquisa Quero Bolsa não é propriamente uma novidade: esse item não reflete apenas a inserção profissional no mercado de trabalho, mas também a credibilidade acadêmica da formação dos profissionais empregados. Outros diferenciais são o aspecto interdisciplinar da Graduação e uma série de atividades acadêmicas desenvolvidas pelo Núcleo de Práticas Jurídicas, que encampa estágios curriculares supervisionados e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará. Essa linha pedagógica, aliás, é a mesma adotada pelas outras quatro IES do Grupo: Universidade Ceuma, CEUPI, UNIEURO e CESUP.

“Na minha opinião, são dois os fatores que foram decisivos para esse ótimo resultado do UNIFAMAZ. O primeiro é a manutenção dos investimentos planejados a cada ano e o segundo é a qualidade do nosso capital humano, professores e alunos, que sentem orgulho de estudar aqui. Isso faz toda a diferença”, assegura a Reitora Adriana Letícia Gorayeb.

 

 

 

 

11 de dezembro de 2019, 20:07 - Por Cristina Martins

Projeto CIX agrega grupos de pesquisa para soluções internas

Pela primeira vez, o Grupo Ceuma reúne, simultaneamente,  todos os seus projetos em andamento nas áreas de Inovação, Empreendedorismo e Pesquisa e os apresenta a funcionários, professores, gestores e coordenadores. É o CIX Innovation Experience, comandado pelo Diretor Marcos Barros, que preparou agenda de eventos em dezembro  para as equipes de trabalho abrirem o debate e divulgarem os resultados dos projetos institucionais. O CIX desenvolve soluções para “gargalos” internos, que pode ser um simples aplicativo de agendamento de reuniões até medidas bem mais complexas de acesso às tecnologias para ficar disponíveis aos alunos e professores dentro e fora da sala de aula.  Nessa primeira etapa, o Projeto acontece na Universidade Ceuma, que vai servir de “piloto” para as outras IES do Grupo.

 

 

4 de novembro de 2019, 20:51 - Por Cristina Martins

UNIEURO recebe Selo de Qualidade pelo incentivo à Justiça conciliadora

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios conferiu ao UNIEURO o Selo de Qualidade na categoria “instituição de ensino” colaboradora  do Movimento Permanente pela Conciliação. A distinção foi entregue em cerimônia solene com a participação do Reitor Edson Luiz Zangrando e de professores do curso de Direito.Seguindo a tendência mundial da aplicação da Justiça com o foco na relação ganha-ganha, em detrimento da prática de vencedor-perdedor que só faz crescer o volume dos processos judiciais nas Varas Cíveis de todo o Brasil, a diretriz pedagógica do curso de Direito há vários anos  adotou essa visão às atividades práticas dos alunos da Graduação. O Selo representa mais um diferencial do curso e o reconhecimento ao aspecto modernizador da formação de futuros profissionais, independente da carreira que escolherem seguir como advogados, defensores públicos, promotores ou magistrados.

 

 

 

26 de setembro de 2019, 21:58 - Por Cristina Martins

Redes sociais aceleram clima de largada para o ENADE 2019

Como em todos os anos, as IES do Grupo Ceuma começam a organizar a força tarefa para preparar seus “enadianos” a enfrentar o exame que é um dos parâmetros usados pelo MEC para qualificar a educação superior de norte a sul do Brasil. Além dos aulões, dos simulados, das revisões, dos plantões de dúvidas e das teleaulas, as cinco instituições lançam a campanha PREPARADO PRO ENADE direcionada, exclusivamente,  às turmas que vão se submeter à prova. Os  posts com dicas e sugestões, lembretes, agenda de reforço e outros serviços começam, a partir de outubro, a invadir as redes sociais e a colar no pé desses estudantes até a véspera da prova, marcada para o final de novembro. Este ano, as áreas avaliadas serão as Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e os cursos da Saúde.

Ao lado do CGC e do IGC, o ENADE é a terceira parte dessa medida e, tal como as outras, analisa a estrutura física dos campi, o preparo e a desenvoltura dos professores e os recursos didáticos de cada curso. Mas, só o ENADE revela o grau de conhecimento dos alunos baseado em conteúdos teóricos e práticos e também a opinião deles sobre aqueles  mesmos itens.

A ideia da campanha é impulsionar o “clima ENADE” inspirado em uma saudável e animada competição coletiva na qual todo mundo sai vencedor: alunos, professores e, claro, as próprias  instituições de ensino, em que pesem as boas notas alcançadas por elas nos três últimos anos seguidos. E notas consecutivas têm peso extra no portfólio de qualquer instituição de ensino porque são sinônimo de controle de qualidade e de credibilidade, exatamente como tem acontecido com a rede Ceuma. Nesta edição, o ENADE encampa 6 cursos de tecnólogo e 23 bacharelados ou licenciaturas nas áreas das Ciências Exatas, Ciências Naturais (ou da Terra) e na Saúde. Porque o ENADE inclui as Engenharias, este ano é a primeira avaliação do CEUPI desde que foi integrado do Grupo, em 2012.

17 de setembro de 2019, 21:20 - Por Cristina Martins

Novos sites incorporam unidade visual e agilidade nos serviços para alunos

As cinco IES do Grupo estão, finalmente, alinhadas em forma e conteúdos ao lançarem seus novos portais, dois deles em fase de ajustes finais. Em linhas gerais, o formato visual e de navegação segue o padrão do primeiro a ser lançado, há cerca de dois anos: o www.ceuma.br Dos cinco portais, foi ele que mais exigiu em tempo e trabalho da equipe da então Gerência de Marketing do Grupo – atual Assessoria e Captação e Relacionamento. “Até porque iria servir de modelo para testes e para atender as demandas dos usuários internos e externos”, declarou Victor Fecury, quer comandou o projeto em conjunto com o NTI.

À parte uma ou outra adaptação de acordo com o volume de setores de cada IES, os sites oferecem a mesma facilidade nos serviços ao aluno, como Matricula On-Line, Bolsas e Financiamentos, Formas de Ingresso e Programa de Estágios, por exemplo.  O  enfoque à nova linguagem baseada no Marketing Digital e nos parâmetros S.E.O. – sigla para Otimização de Mecanismos de Busca – deu aos portais textos mais curtos, leves e diretos e imagens mais valorizadas nas páginas, desde a landpage até as seções internas.

Com a mudança, a expectativa da gestão do Grupo é de que só melhore a comunicação com o nicho de público que mais interessa –  o aluno ingressante ou veterano. Para completar, aumentou o destaque dado à seção Notícias, agora ampliada e com chamadas atraentes dos expedientes acadêmicos e dos eventos de maior repercussão em cada campus.

15 de julho de 2019, 20:50 - Por Cristina Martins

Nota máxima do MEC mais uma vez

A Universidade Ceuma emplacou, novamente, nota 5 na avaliação do MEC, desta vez, para o curso de Administração EAD e o presencial da Engenharai Mecânica. O resultado foi divulgado na primeira semana de julho e comemorado entre alunos, coordenadores e professores. O Reitor Saulo Martins, que acaba de assumir a Pós-Graduação, festejou mais esse tento da sua gestão.

6 de junho de 2019, 16:45 - Por Cristina Martins

Implantada segunda Clínica-Escola em Imperatriz

 

Em junho, o Campus Imperatriz recebeu a segunda Clínica- Escola que  vai atender o curso de Odontologia com  a dupla função de, primeiro, servir de campo prático de aprendizado para os alunos e, segundo, prestar serviços à população a baixíssimos custos. Por enquanto, o atendimento se restringe a profilaxia e radiografia, mas, em agosto, os serviços já se ampliam  para  consulta,  restauração direta, raspagem, aplicação de flúor, cirurgia periodontal e exodontia (extração).Na solenidade de inauguração, o Reitor Saulo Martins parabenizou o Grupo Ceuma pelo investimento considerado primordial para a formação de profissionais em Saúde, na região tocantina. “Estamos de parabéns, nós, da Universidade Ceuma, e os dirigentes do Grupo que, mais uma vez, priorizaram o avanço da educação superior no Maranhão”, disse ele.

 

 

30 de maio de 2019, 21:24 - Por Cristina Martins

UNIEURO renova site com linguagem do Marketing Digital

Depois da reformulação do portal  da Universidade Ceuma, lançado em 2018, o UNIEURO segue a mesma linha de inovação na plataforma que,depois das redes sociais, é a mais acessada por alunos, professores, funcionários e usuários externos. Tanto a programação como o webdesign foram  desenvolvidos pela equipe do Núcleo de TI do Grupo Ceuma e o foco foi a conectividade e a captação de alunos. Isso se traduziu em mais facilidade e agilidade  no acesso aos serviços acadêmicos principais: Vestibular,  Matrícula, Financiamentos e Descontos e Editais. Nos conteúdos, o novo site prioriza os recursos do Marketing Digital em S.E.O. (Search Engine Optimization), além do tratamento visual clean no lay out das páginas, agora mais simplificadas e modernas, o que só ajuda na navegação dos internautas. O site mantém o domínio www.unieuro,edu.br e está no ar desde 31 de maio.O Grupo Ceuma, agora, prepara os próximos projetos de repaginação dos sites das suas outras quatro instituições: UNIFAMAZ – que deve ser a próxima –   CEUPI,  CESUP e CESUT.