Alto contraste A- A A+
Login
Home

Grupo Ceuma

26 anos

25 de maio de 2016, 20:48 - Por Amauri Tavares

Emoção e muita alegria no lançamento do filme  “Haroldo, o que ousou sonhar”

Com uma parceria entre a Universidade Ceuma e o MAVAM – Museu de Artes Visuais do Maranhão, aconteceu na noite do dia 24 de maio, no Auditório Josué Montello , no campus Renascença, o lançamento do filme “Haroldo, o que ousou sonhar”. A obra foi de iniciativa do cineasta Joaquim Nagib Haickel. Tendo o mesmo, na direção geral, Luís Fernando Baima Alvares, diretor de imagem, e como roteirista, João Ubaldo de Morais além de Ângelo Rosa na produção.

O filme enfocou o traçado urbano de São Luís nos anos de 1967 a 1974, quando o engenheiro Haroldo Tavares foi secretário de obras do Estado e prefeito da capital.

O lançamento do documentário ocorreu entre muita alegria e emoção por parte de todos os presentes. Para Marcia Martins Tavares Albarelli, filha de Haroldo Tavares, e seus cinco irmãos, todos  se sentem muito emocionados e prestigiados pela iniciativa de Joaquim Haickel. “ Em nome da minha família, dos meus irmãos, posso dizer que  nos sentimos bastante emocionados, prestigiados e agradecidos pela iniciativa do Joaquim Haickel. Foi um gesto de carinho e amizade legítima. Estamos todos muito agradecidos pela lembrança”.

“Nossa intenção era registrar a importância que teve Haroldo Tavares no cenário da cidade de São Luis. A importância como prefeito atuante, como transformador do urbanismo e da civilidade da vida em sociedade. As  intervenções que ele fez, enquanto prefeito, não apenas no sentido estrutural mas, também, nas coisas importantes que ele trouxe para São Luís, a parte cultural, humana a parte de saneamento. A obra que ele realizou quando homem público”, declarou o diretor geral do filme.

O documentário foi composto por fatos da vida profissional do Haroldo Tavares quando este ocupou tanto a prefeitura de São Luís quanto a Secretaria de Viação e Obras Públicas no governo de José Sarney. O filme é um documentário composto por  depoimento de pessoas que viveram e conviveram com Haroldo Tavares naqueles momento de sonhos e criação do patrimônio urbanístico da nossa cidade.

Para o consultor do Grupo Ceuma, Luiz Raimundo Carneiro de Azevedo, a noite do lançamento do filme foi de muita importância para a Universidade Ceuma. “ Foi uma noite memorável! Uma reunião de amigos, vendo um amigo e sua obra. Um sonhador-realizador. Homem da maior importância para historia de São Luís, foi uma noite memorável para a Universidade,  que se aliou a Mavan – Museu de Artes Visuais do Maranhão sobre a régia de Haickel para lançar esta edição especial”.